Dicas para economizar energia com ventilador e ar-condicionado.

Com as temperaturas cada vez mais altas, ventiladores e ar-condicionado se tornaram itens indispensáveis em muitos lares brasileiros. No entanto, o uso desses aparelhos pode impactar significativamente a conta de luz. Mas não se preocupe! É possível se refrescar sem comprometer o orçamento. Confira algumas dicas para economizar energia elétrica mesmo utilizando esses equipamentos:
AR-CONDICIONADO.
Para os aparelhos de ar-condicionado tudo começa na escolha:
Escolha o modelo ideal: Opte por um aparelho com a potência adequada para o tamanho do ambiente. Um modelo muito potente para um espaço pequeno consumirá mais energia do que o necessário.
Atenção à temperatura: Ajuste o termostato para uma temperatura confortável, em torno de 23°C a 25°C. Temperaturas muito baixas exigem mais do aparelho e aumentam o consumo de energia.
Portas e janelas fechadas: Mantenha o ambiente fechado para evitar a entrada de ar quente e o escape do ar frio. Isso reduz o esforço do aparelho e, consequentemente, o consumo de energia.
Manutenção em dia: Limpe os filtros regularmente para garantir o bom funcionamento do aparelho. Filtros sujos dificultam a circulação do ar e aumentam o consumo de energia.
Função timer: Utilize a função timer para programar o desligamento automático do aparelho, evitando que ele funcione durante toda a noite ou quando não houver ninguém no ambiente.

Aqui quero aproveitar e falar um pouco sobre os equipamentos de ar-condicionado INVERTER.
Este é um aparelho que regula a velocidade do compressor de acordo com a temperatura do ambiente. Isso permite que o aparelho mantenha uma temperatura mais estável, consumindo menos energia.

Mas quais são as suas vantagens são?
Bom, abaixo enumerei oito vantagens.
- Consome menos energia;
- Desgasta menos o compressor;
- Resfria o ambiente mais rápido;
- Mantém a temperatura mais constante;
- Ajusta a temperatura e a umidade com mais precisão;
- Esquenta o ambiente;
- É mais silencioso;
- Usa um gás ecológico;
Legal, mas e daí, como ele funciona?
O ar-condicionado inverter usa um dispositivo eletrônico que ajusta a velocidade do compressor. Quando a temperatura do ambiente aumenta, o compressor inverter aumenta a velocidade para produzir mais ar frio. Quando a temperatura cai, o compressor inverter diminui a velocidade.
Para finalizar, sua instalação requer habilidades técnicas e alguns conhecimentos específicos. Por isso, o melhor é contratar um profissional especializado.
VENTILADORES.

No lado oposto ao ar-condicionado, onde o melhor são portas e janelas fechadas…
Aproveite a ventilação natural: Utilize o ventilador em conjunto com a ventilação natural, abrindo janelas e portas durante os horários mais frescos do dia.
Posicionamento estratégico: Posicione o ventilador de forma a direcionar o fluxo de ar para onde você precisa. Isso garante uma sensação de frescor sem a necessidade de utilizar a velocidade máxima.
Modelos eficientes: Opte por modelos com selo PROCEL de eficiência energética, que consomem menos energia.
Velocidade adequada: Utilize a velocidade mínima ou média do ventilador sempre que possível. A velocidade máxima consome mais energia sem necessariamente aumentar significativamente a sensação de frescor.
E como a tecnologia abrange a todos os equipamentos, temos também o ventilador INVERTER.

Um ventilador que possui tecnologia inverter, permite economizar energia e funcionar de forma silenciosa.
Abaixo descrevo seis vantagens dele:
- Maior eficiência energética
- Funciona de forma silenciosa
- Controle preciso da velocidade
- Economia de energia
- Aumenta a ventilação
- Aumenta a vida útil do motor
E quais seriam suas aplicações?
- Pode ser usado em ambientes residenciais ou comerciais;
- Pode ser usado em residências para proporcionar um fluxo de vento ideal;
- Pode ser usado para manter a casa ventilada sempre que necessário;
Quatro DICAS BÔNUS para economizar energia.
- Combine ventilador e ar-condicionado: Utilize o ventilador em conjunto com o ar-condicionado para distribuir o ar frio de forma mais eficiente, permitindo ajustar o termostato para uma temperatura mais alta.
- Isolamento térmico: Invista em isolamento térmico para sua casa, utilizando cortinas, persianas e películas refletivas nas janelas. Isso ajuda a manter a temperatura interna mais amena, reduzindo a necessidade de utilizar ventiladores e ar-condicionados.
- Horários de pico: Evite utilizar aparelhos que consomem muita energia durante os horários de pico, quando a tarifa de energia é mais cara.
- Conscientização: Adote hábitos de consumo consciente, desligando os aparelhos quando não estiverem em uso e evitando o desperdício de energia.
Lembre-se que pequenas mudanças de hábitos podem gerar grande impacto na sua conta de luz. Ao seguir essas dicas, você poderá se refrescar nos dias quentes sem se preocupar com o consumo excessivo de energia elétrica.
Que tal agora que conheceu um pouco mais sobre não passar calor em casa…
…Dê uma espiada nestes aparelhos de Ar-condicionado da MIDEA, além de bonitos e elegantes são eficientes.
Clicando na imagem, você será direcionado ao site da Amazon aqui no Brasil. Nós somos afiliados a Amazon e cada compra a partir de nossos links geram receitas para a manutenção deste site. Veja lá, só tome cuidado, você pode gostar do produto. 😉

Link direto para o produto -> https://amzn.to/4hubczD